por Julia Powles e Jenny Judge, tradução de Rafael Zanatta
A “Internet das coisas” é uma visão de conectividade ubíqua impulsionada por uma ideia básica: as telas não são a única porta de entrada para a rede das redes.
O
debate público sobre Internet das coisas é polarizado. Os comentadores
tendem a expressar ou um otimismo excessivo ou um total ceticismo, com
muito pouco no meio dessas duas visões.
Do encantamento à maldição
Os otimistas descrevem um campo mágico de “objetos encantados”, onde os objetos que possúímos gentilmente antecipam nossas necessidades diárias. O cabo do guarda-chuva fica azul quando há previsão de chuva; as geladeiras conectadas nos lembram quando estamos sem leite. Nossas casas se tornam máquinas bem azeitadas, eficientes como qualquer casa vitoriana – mas sem qualquer salário de servos para pagar (ou, ao menos, nenhum que possamos ver).
O outro lado pinta um cenário muito mais sombrio. Argumenta-se que, na melhor das hipóteses, a Internet das coisas é somente outra desculpa para o consumismo desenfreado, cuja única contribuição será lotar nossos porões com tranqueiras desnecessárias.
No pior cenário, objetos caseiros de uso diário serão transformados em espiões inimigos, nos colocando em constante vigilância. Nós seremos empurrados e manipulados a todo o momento. Nossas vidas e posses serão perpetuamente expostas aos hackers.
A Internet das coisas irá encher nossas casas com objetos que parecem
bons, mas esses objetos estão longe de serem encantados – eles são malditos.
Um terceiro caminho
Parece que estamos em uma encruzilhada onde há dois caminhos: ou uma Escola de Magia de Hogwarts
digitalizada ou uma distopia de vigilância e exploração. Nenhum dos
dois é atraente. Estamos então presos em uma Internet das coisas
estúpidas ou más? Ou há uma outra opção?
A
saída é contra intuitiva. Em resumo, nós precisamos esquecer das
coisas. Nós precisamos parar com essa obsessão com “objetos
inteligentes”, e precisamos começar a pensar de forma inteligente sobre
pessoas.
Dificilmente podemos desviar nosso olhar das nossas portas de entrada à Internet. Os dispositivos amontoam-se em nosso caminho. Ficar acorrentado às nossas mesas significa perder parte de nosso tempo de vida. Olhar para nossos smartphones afeta nossa coluna. Estamos perdendo o sono. Nossa visão está falhando. Nossas próprias identidades estão ameaçadas pela opacidade da web.
Algo precisa mudar.
Wearables não bastam
Até hoje, as tentativas de mais alto nível para reimaginar nossas portas de entrada – Google Glass e Apple Watch – têm sido decepcionantes. Elas ainda são telas, seja no seu rosto ou no seu pulso.
Mas
nosso modo padrão de interagir com o mundo não é por meio de telas. Nós
respondemos ao ambiente, ao que ele oferece, de um modo automático e
intuitivo. Em quase todos os cenários cotidianos, não vemos nossas
coisas como coisas em si. Nós simplesmente as usamos. Vemos um martelo e o pegamos. Vemos uma bola de borracha e a apertamos, ou a quicamos no chão.
Esse foi o insight de Heidegger,
que também motiva a tese dos objetos encantados. O mundo se apresenta,
em primeira instância, como pronto para o manuseio – como disponível
para o uso. Manejamos as coisas com nossos corpos sem pensar, executando cálculos imensamente complicados sem mesmo estar cientes disso.
O mundo é cheio de informação que acessamos instintivamente. Mas, até o
momento, esse conhecimento tem sido inútil no mundo digital,
decididamente bidimensional. O desafio, e a oportunidade, é aproveitar
nosso conhecimento de como as coisas reais, tocáveis e quicáveis
funcionam, e usá-las para dar forma a experiências mais significativas,
conectadas e gratificantes. Mas como?
Em busca de um “Bauhaus digital”
No início do século XX, o movimento Bauhaus definiu-se com dois slogans: primeiro, a forma deveria seguir a função; segundo, o design deveria ser verdadeiro com os materiais.
Os
designs Bauhaus eram honestos. Não mais metais com tons de ouro, pedras
esculpidas em pétalas de rosa, ou colunas gregas para tornar edifícios
sérios. Devemos saber instintivamente o que um objeto faz assim que o
encontramos.
Telas não comunicam o que fazem. Elas nos removem de nossos ambientes. E não apenas isso: na medida em que aceitamos despreocupadamente os termos de uso, nossa informação pessoal é desviada para terceiros, de invisível e incompreensivelmente, de modo que logo ignoramos o que está acontecendo.
Mas e se pudéssemos desenhar os objetos que se conectam à Internet de um modo verdadeiramente inteligente, de formas diferenciadas, capazes também de comunicar
suas próprias funções? E se pudéssemos entender essas funções de modo
intuitivo, sem muito esforço? E se esses objetos nos mostrassem –
mostrassem mesmo, por meio de seus elementos de design, seus fluxos de dados e suas condições legais de uso: como nossa informação está sendo usada, quem pode acessá-la, para onde está indo e por quê?
E se, assim como o Centro Pompidou, os tubos fossem usados na parte externa, evidenciando, antes de mais nada – ao invés de assumir implicitamente – por que precisamos de redes?
O mundo digital está em disputa
Esse é o verdadeiro potencial da Internet das coisas. Ela pode fazer nossas
vastas quantidades de conhecimento tácito e encarnado trabalhar online.
Ela pode unir os mundos físicos e digitais. E ela pode nos colocar no controle de nossa própria informação e integridade contextual, em meio a um compromisso moral e político com os direitos
humanos, o estado de direito e a coesão social. Ela pode se tornar uma
Internet, não de coisas inteligentes, mas de pessoas inteligentes e
empoderadas.
É difícil enxergar como isso pode ser, exatamente. Mas imaginar tal cenário não deveria ser uma tarefa de empresas de tecnologia e oportunistas que estão nesse “ciclo hype”.
Artistas, designers, filósofos, advogados, psicólogos e trabalhadores
sociais devem estar tão envolvidos quanto engenheiros e usuários de
Internet na modelagem de nosso futuro digital coletivo.
A Internet tornou-se uma parte tão onipresente de nossas vidas que tendemos a esquecer que ela está em sua infância. É apenas um protótipo cru do que pode ser. A Internet do futuro não precisa ser como a Internet de hoje: plana, monopolizada e perigosamente opaca. Suas formas, contornos e sensações ainda estão em disputa.
(fonte: http://outraspalavras.net/capa/377086/)
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