Olá prof Ricardo.
Como foi informado neste blog sobre o tema Brasil e África no encontro da ANPUH,2)
FGV oferece bolsas para os cursos de graduação
Rio de Janeiro e São Paulo, agosto de 2013-
A FGV oferece bolsas de estudo por desempenho aos candidatos com melhor
classificação no vestibular. Além disso, há possibilidade de concessão
de bolsas para alunos com dificuldade econômica comprovada. Para manter
as bolsas de estudo, basta ter bom desempenho acadêmico conforme as
regras de cada escola da FGV.
No Rio de Janeiro e em São Paulo a concessão de bolsas de estudo obedece aos seguintes critérios:
- Direito (RJ) – bolsa de 100% por mérito para os cinco primeiros colocados na classificação do ENEM. Também são oferecidas bolsas de 100% por mérito aos dez primeiros colocados na classificação geral do vestibular para a escola.
- Direito (SP) – bolsa, durante o primeiro ano de curso, para os três primeiros colocados no vestibular, obedecendo aos seguintes percentuais (100% para o primeiro, 70% para quem ficar em segundo lugar e 30% para o terceiro colocado). Também são oferecidas até 10 bolsas de 100% e de 50% do valor da mensalidade aos alunos com dificuldade econômica comprovada, de acordo com a trajetória pessoal e acadêmica. A Escola conta ainda com um fundo criado por ex-alunos com o objetivo de permitir que alunos com necessidades econômicas possam dispor de recursos no período que se dedicam integralmente aos estudos.
- Administração (RJ) – são oferecidas bolsas por mérito para os 10 primeiros colocados na classificação geral do curso, escolhidos no exame vestibular. Os alunos classificados do 1º ao 5º lugar ganharão bolsas de 100% e os colocados do 6º ao 10º lugar, terão direito a bolsas de 50%.
- Administração de Empresas (SP) – são oferecidas bolsas por mérito para os 10 primeiros colocados no exame vestibular, conforme o seguinte critério: 1º e 2º lugar – 100%; 3º e 4º lugar – 90%; 5º e 6º lugar – 80%; 7º e 8º lugar – 70%; 9º e 10º lugar – 60%. Também serão concedidas quatro bolsas integrais para alunos que comprovarem dificuldade econômica.
- Administração Pública (SP) – são oferecidas bolsas de 100% para os cinco primeiros colocados no exame vestibular. Também são oferecidas até cinco bolsas integrais para alunos com dificuldade econômica comprovada.
- Ciências Sociais (RJ) – bolsa de 100% por mérito para o primeiro e segundo colocados na classificação do ENEM. Também são oferecidas bolsas por mérito para os 10 primeiros classificados no exame vestibular, conforme o critério a seguir: 1º e 2º lugar – 100%, 3º e 4º lugar – 90%, 5º e 6º lugar – 80%, 7º e 8º lugar – 70%, 9º e 10º lugar – 60%.
- História (RJ) – bolsa de 100% por mérito para o primeiro e segundo colocados na classificação do ENEM. Também são oferecidas bolsas por mérito para os 10 primeiros classificados no exame vestibular, conforme o critério a seguir: 1º e 2º lugar – 100%, 3º e 4º lugar – 90%, 5º e 6º lugar – 80%, 7º e 8º lugar – 70%, 9º e 10º lugar – 60%.
- Matemática Aplicada (RJ) – bolsa de 100% para os oito primeiros colocados no vestibular que realizarem matrícula para início do curso no 1º semestre de 2013. Também são oferecidas duas bolsas de 100% para os dois primeiros colocados no Enem. Há ainda outros tipos de bolsa por mérito considerando o desempenho do aluno nas Olimpíadas de Matemática.
- Economia (RJ) – bolsa de 100% por mérito para os cinco primeiros colocados na classificação do ENEM com média aritmética das notas das provas objetivas e da redação igual ou superior a 800. Também são oferecidas bolsas integrais aos dez primeiros classificados no exame vestibular e bolsas de 50% para os candidatos classificados entre 11° e 30° lugar.
- Economia (SP) – são oferecidas até cinco bolsas de 100% por mérito para os cinco primeiros colocados no exame vestibular, e até cinco bolsas por mérito, para o 6° ao 10° colocados, cujo percentual de isenção da mensalidade será definido, em cada caso, pela Diretoria.
Fundo de Bolsas FGV
Fundado
em 1965, o Fundo de Bolsas da FGV busca garantir os estudos a alunos de
graduação que não possuem condições financeiras. Para os cursos de São
Paulo, o financiamento é de 20% até 100% do valor da mensalidade e o
aluno passa a pagar depois de um ano do término da sua graduação. Não há
cobrança de taxa de juros, os valores das mensalidades são corrigidos
pelo IGPM.
O
Fundo de Bolsas é mantido por meio de doações de empresas, pessoas
físicas, ex-alunos e com o reembolso dos ex-bolsistas. Todos os casos
são analisados por uma comissão de professores.
Para
os cursos do Rio de Janeiro, poderão ser concedidas bolsas parciais de
demanda social semestralmente renováveis, de acordo com os critérios
estipulados por cada Escola.
Mais informações sobre a oferta de bolsas estão disponíveis no manual do candidato, no site do vestibular (www.fgv.br/vestibular),
onde o candidato deve se inscrever. No Rio de Janeiro, as inscrições
estarão abertas até o dia 30 de setembro e em São Paulo até o dia 16 de
outubro. Os interessados têm até as 18h do dia 16 de agosto para
aproveitar as condições especiais na taxa de inscrição, pagando R$
75,00. Após esse horário, será cobrado o valor integral: R$ 150,00. Vale
ressaltar que os alunos da rede pública do Rio de Janeiro têm até o dia
23 de setembro para solicitar a isenção da taxa de inscrição, mediante
comprovação por documentos. Em São Paulo, a documentação pode ser
entregue até o dia 14 de outubro.
Vagas oferecidas
- Rio de Janeiro – 50 em Administração (10 para o ENEM); 50 em Ciências Econômicas (10 para o ENEM); 30 em Matemática Aplicada (6 para o ENEM); 50 em Ciências Sociais (10 para o ENEM); 50 em História (10 para o ENEM) e 50 em Direito (10 para o ENEM).
- São Paulo – 200 em Administração de Empresas; 50 em Administração Pública; 60 em Ciências Econômicas e 60 em Direito.
Informações: 0800 770 0423 ou vestibulares@fgv.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário