Depois há ainda quem diga que todos os partidos são diferentes!!!
Olha só que exemplo maravilhoso!
qua, 20/11/2013 - 06:00
- Atualizado em 20/11/2013 - 06:00
Ontem, no Senado, quase se consumou um
pacto inédito, entre o PT e o PSDB, na Comissão de Educação do Senado –
presidida pelo senador tucano Álvaro Dias. Não se pense em nenhum
objetivo de interesse público.
Uma frente montada por Álvaro Dias,
pelos petistas Paulo Paim e Lindhberg Farias, apoiado pelas Ministras
Gleise Hoffmann, da Casa Civil, e Maria do Rosário, da Secretaria de
Direitos Humanos, pretendeu eliminar a Meta 4, do Plano Nacional de
Educação, e acabar com a obrigatoriedade da rede básica de ensino
acolher crianças com deficiência.
Não fosse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) requer vistas, poderia ter sido aprovado por acordo de lideranças.
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Em 2010, 700 mil educadores de todo o
país reuniram-se em conferências municipais e estaduais, desembocando no
CONAE (Conferência Nacional de Educação) que definiu um conjunto de
metas para os próximos dez anos. A meta 4 é sobre educação inclusiva. E
peça central de sua implementação é a obrigatoriedade das crianças com
deficiência serem matriculadas na rede básica.
Trata-se de um trabalho complexo, que
começa pela obrigatoriedade da escola se preparar para acolher as
crianças com deficiência. Há um sem-número de programas no MEC
(Ministério da Educação) de apoio à inclusão, desde salas
multifuncionais (para todo tipo de acessibilidade), veículos especiais,
pagamentos diretos para reformas de escola, pagamento para matrículas,
para atendimento especial).
Em 2007, o MEC criou uma linha especial
de financiamento para as APAEs contratarem professores que pudessem
acompanhar alunos nas escolas regulares. A mais relevante APAE do país –
a histórica APAE São Paulo, onde começou o movimento – aderiu, fechou
sua escola especial, preparou os professores para o atendimento na rede
básica. Em vez de apenas 80 alunos, passou a apoiar 400.
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De 337.326 alunos com deficiência
atendidos em 1998 (dos quais apenas 43.923 na rede regular) saltou-se
para 820.433 em 2012, 620.777 da rede regular, cerca de 200 mil nas
escolas especiais.
***
Nesse período, no entanto, o movimento
das APAEs foi dominado pela Federação das APAEs, que acabaram por se
tornar um aparelho político ambicionado por oportunistas de todos os
partidos.
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Acabaram por dominar os convênios com o
poder público e, a partir dai, a exercer uma marcação implacável para
impedir a adesão de APAEs municipais à educação inclusiva.
A APAE de Contagem é exemplar. Participa
de estudos com a Secretaria da Saúde de Minas, com o MEC, foi a
primeira a trabalhar o conceito de educação inclusiva nos anos 90.
Recentemente, foi descredenciada pela Federação das APAEs por não abrir mão da educação inclusiva e o trabalho de 19 educadores.
O oportunismo político pretende deixar em mãos dessas Federações o controle das verbas públicas para deficiência.
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É questão de tempo para a opinião
pública assimilar as informações e se dar conta da relevância da
educação inclusiva. Quando isso ocorrer, todo o capital político que
oportunistas de todos os partidos pretendem angariar virará pó.
fonte: http://jornalggn.com.br/noticia/a-alianca-pt-psdb-contra-a-educacao-inclusiva
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