quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Socialismo



Uma colaboração do nosso sumido colaborador prof. Antônio Moura:


Socialismo


         Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
         A diferença entre socialismo e comunismo é que este se propõe utilizar o socialismo apenas como um meio para efetuar as transformações revolucionárias. Segundo Karl Marx, a fórmula para alcançar a igualdade na sociedade não era levada em conta, pelos socialistas utópicos, uma forma prática de ação efetiva contra o capitalismo. Surge, então, com Karl Marx e Friedrich Engels, o chamado socialismo científico, que tinha como base primordial, entender a fundo o capitalismo e as contradições existentes no mesmo. O segundo fundamento teórico do socialismo científico é a luta de classes e a revolução que deveria partir do proletariado. O socialismo utópico acreditava que com a doutrinação filosófica e com a evolução pacífica a sociedade iria conquistar a igualdade.
         Na concepção marxista o socialismo é um meio de vencer etapas da transformação social até chegar ao comunismo. A primeira etapa é a evolução dentro do próprio capitalismo que é a passagem da forma de remuneração para o assalariado. A segunda etapa é o controle dos meios de produção pelas classes trabalhadoras. A terceira etapa são as organizações sociais criando condição para que o homem verdadeiramente livre, racional, ativo e independente proporcione a efetivação do comunismo.
         O que teria levado Marx, um doutor em filosofia a abraçar a causa do proletariado de sua época. Primeiramente, a força de trabalho do proletariado urbano havia se tornado a maior produtora de riquezas no século XIX. Organizada e consciente a classe trabalhadora poderia obter força capaz de pressionar as classes proprietárias dos meios de produção. Segundo Amadeu Santos (2014), o que mais sensibilizou Marx foi uma discussão sobre a Lei de Repressão ao Roubo de Lenha. Os camponeses e pobres europeus que viviam próximos às matas e tinham o hábito de recolher gravetos e galhos de árvores caídos, para se aquecerem durante o inverno, foram considerados invasores e ladrões. Daí as prisões e repressões sobre aqueles humildes camponeses. Esse episódio fez Marx ver como o Direito servia apenas àqueles que mantinham o poder. Com a classe proletária s situação não era diferente dos camponeses catadores de lenha.  Daí o raciocínio de que o alvo da sociedade era a liberdade. Liberdade no sentido de independência, apoiada no fato de o homem valer-se a si próprio, utilizando suas próprias forças e relacionando produtivamente com o mundo.

Belo Horizonte, 22 de janeiro de 2014.
 
Antônio de Paiva Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário