quinta-feira, 21 de julho de 2016

Nota pública da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER)



NOTA PÚBLICA DA SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (SOTER)

“Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”. (Papa Francisco)

A SOTER, reunida em Assembleia, por ocasião do 29o Congresso Internacional, realizado em Belo Horizonte (MG), vem manifestar-se publicamente sobre a conjuntura atual,ao mesmo tempo em que reconhece o papel e a incidência da religião no processo social e nos rumos da política nacional.

Motivados pela temática do Congresso “Tempos do Espírito: inspiração e discernimento”, os sócios da SOTER posicionam-se diante da grave e complexa crise política atual, caracterizada por uma classe dirigente – em sua maioria – corrupta e hipócrita, alinhada aos interesses privados e oligárquicos nacionais e internacionais. Tal situação se aprofunda por um cenário global de violência sistêmica e de privatização da esfera pública pelo projeto neoliberal em curso, em detrimento dos pobres e dos grupos mais vulneráveis do país: povos indígenas, população negra, pessoas com deficiência, mulheres vítimas da violência, comunidade LGBT e outras.

Nossa percepção é a de que prevalece uma dinâmica política que atravessa o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, com projetos antipopulares, muitas vezes em desrespeito à institucionalidade democrática e portadores de uma pauta política e econômica conservadora e excludente, de atropelo aos direitos humanos, de precarização de políticas públicas e sociais e com a sinalização de perda da soberania nacional em face da adoção de medidas econômico-administrativas submissas aos interesses corporativos internacionais. Tais projetos, por sua vez, encontram eco e apoio em diversos grupos religiosos e seus discursos fundamentalistas.

Nesse contexto, a sociedade civil se encontra dividida e confusa buscando, muitas vezes, não a superação dos dramas da desigualdade e da injustiça estrutural, mas o retrocesso e o aprofundamento da crise.

A partir da análise dos fenômenos sociopolíticos e da responsabilidade das tradições religiosas nesse processo, apelamos a todos e todas a discernir esse momento além das parciais e seletivas informações midiáticas e ações judiciais e a enfrentar a crise em todas as suas dimensões: sociopolítica, econômica, moral, cultural e espiritual, a fim de resistirmos a todo projeto que signifique o sacrifício dos empobrecidos e das pessoas mais vulneráveis e avançarmos para a plena democracia e a superação das históricas desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero, vítimas de tanta violência real e simbólica.

Desta forma, somamos nossa voz a de todos os movimentos sociais, populares e entidades democráticas que têm se manifestado pelo restabelecimento da ordem democrática e pela busca de uma sociedade construída sobre os pilares da justiça, da ética e da cidadania plena para todas as pessoas.
Pela dignidade humana e pela democracia!
Belo Horizonte (MG), 14 de julho de 2016.
Cesar Kuzma
Presidente da SOTER
(recebido por e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário