domingo, 28 de agosto de 2016

Duterte herdeiro de Ferdinand Marcos


Antônio de Paiva Moura

Em edição do dia 20 de agosto de 2016, o Segundo Blog do Ricardo publicou matéria de Valcir Gomes Melo, intitulada “O justiceiro do Sul da Ásia”, na qual denuncia o preconceito e a crueldade do atual presidente das Filipinas. Quero lembrar que Duterte é herdeiro de Ferdinand Marcos, que foi presidente das Filipinas, de 1965 a 1986, que se fartou de roubar e assassinar seus compatriotas.

A Transparency International estima que Marcos pilhou entre cinco e dez bilhões de dólares, durante o período em que esteve no poder. Ferdinand Marcos foi o representante das famílias de novos senhores feudais cultivadas pelos EUA no final do século XIX. Foram escolhidas entre as famílias de colonizadores os que deveriam permanecer no poder e evitar qualquer tipo de mudança ou de revolução. Segundo Woodiwiss (p.223), Ferdinand Marcos especializou-se na arte da demagogia, e toda vez que se reelegia era com um álibi de salvação das Filipinas. Em 1972, utilizou uma série de atentados terroristas à bomba, por capangas seus, para em seguida decretar a lei marcial. Essa lei proporcionou a Ferdinand Marcos o poder de impedir manifestações populares, impedir greves e boicotes. A partir daí, assumiu o controle da economia em estreita colaboração com o FMI, que determinou a liberalização do sistema financeiro
do país. 


Ferdinand Marcos controlava, pela força e pela repressão, os sindicatos e qualquer outra forma de organização social. Por isso as empresas lhe passavam parte  dos lucros. Woodiwiss diz que Imelda Marcos, mulher do presidente, presidia trinta empresas estatais e era ministra de Assentamentos Humanos, mas que o povo jamais recebia os recursos destinados a tal ministério. O mais difícil de acreditar é que Imelda construía abrigo para prostitutas, na esperança de que elas se tornassem atração turística para as Filipinas.

Em conclusão, os EUA só combatiam ditaduras que estivessem na órbita da União Soviética, mas, contraditoriamente, fomentavam, mantinham e se aproveitavam das ditaduras e sistemas de corrupção que favoreciam a destinação de riquezas em seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário