domingo, 22 de julho de 2018

Pesca industrial, devastação e fome

Relatório da FAO-ONU revela: ecossistemas oceânicos estão sendo destruídos, mas 1/3 dos peixes capturados vão para o lixo — enquanto 10% da população mundial passa fome…
Por Ian Burke, na Vice

Parece que o termo ‘pesque e pague’ ganhou um novo significado na atual economia global de alimentos — e quem paga o preço são as regiões menos favorecidas do mundo. De acordo com um recente relatório da Organização de Alimentos e Agricultura (FAO) das Nações Unidas, chocantes 35% dos peixes pescados para comer nunca são realmente comidos. De fato, por volta de um terço dos oceanos do mundo estão atualmente sendo vítimas da pesca predatória, o que é especialmente prejudicial nas regiões de países em desenvolvimento espalhadas pelo mundo, nas quais os residentes dependem muito da pesca para viver.
“Há muita pressão sobre os recursos marinhos,” disse Manuel Barange, diretor do Departamento da Indústria da Pesca e Aquicultura da FAO, à Reuters. “Nós precisamos de mais comprometimento de governos para melhorar a situação de suas indústrias da pesca.” Barange acredita que mantida a atual trajetória da pesca, o continente africano inteiro será forçado a importar seus peixes no futuro, devido à falta de suporte financeiro, ração e suplementos .
As principais causas do desperdício de peixe são erros humanos e má refrigeração, que resultam em peixes podres impróprios para consumo humano. Além disso, alguns peixes são muito pequenos para serem vendidos no mercado, e outros são menos desejados ou de espécies menos rentáveis. Infelizmente, esses peixes também são jogados fora.
O relatório também informa que o consumo atual de peixes atingiu seu ponto mais alto — o que é exatamente tão terrível quanto soa. Resumidamente, mais pessoas estão comendo peixe agora do que nunca, mas ao mesmo tempo, mais de um terço dos peixes mortos para comer estão sendo desperdiçados. A aquicultura, ou indústria da pesca, é a culpada por trás desse recente pico de consumo global de peixe. No entanto, em muitos países que dependem da aquicultura para alimentar sua população, não existe muita regulamentação ou legislação ao redor da prática.
Algumas companhias e organizações de defesa como a The Better Fish e a Love the Wild estão começando a investir em aquicultura sustentável para diminuir o desperdício e o impacto ambiental da indústria da pesca. Mas é importante lembrar que o desperdício de comida não se limita aos peixes. De acordo com a ReFED, o desperdício anual de alimentos abrange por volta de um terço da produção global. (Na América, o desperdício de alimentos soma por volta de $218 bilhões por ano). E em um planeta onde mais de 10% da população passa fome, desperdício de um terço de qualquer comida disponível não é só ruim — é inaceitável.
(fonte: https://outraspalavras.net/outrasmidias/capa-outras-midias/pesca-industrial-devastacao-e-fome/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário