domingo, 19 de agosto de 2018

'Presente para a indústria de combustível fóssil': Comissão de Trump encerra inquérito sobre influência da Exxon na crise climática


Barbara Underwood, procuradora-geral de Nova Iorque, disse que continuaria seu inquérito sobre o conhecimento da Exxon Móbile em relação à crise climática, seguida da decisão da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) de encerrar sua investigação de dois anos sem recomendar que nenhuma ação seja movida contra a gigante do petróleo. 

“Nosso inquérito continua”, disse Amy Spitalnick, diretora de comunicação de Underwood, em uma declaração.

Na administração Obama em 2016, o escritório da SEC em Fort Worth, Texas, iniciou uma investigação sobre se a Exxon Mobile sabia que suas práticas de extração de gás e petróleo poderiam ter efeitos adversos no clima do planeta, e que mentiu sobre o conhecimento aos seus investidores.

Como tuitou o Inside Climate News, documentos internos de décadas atrás mostram que o cientista da Exxon, Roger Cohen, disse ao gerente de assuntos ambientais, Al Natkin, em 1982, que “nos últimos anos um consenso científico claro surgiu se referindo aos efeitos climáticos esperados do aumento do dióxido de carbono atmosférico. O consenso é de que a duplicação do valor de pré-revolução industrial do dióxido de carbono atmosférico resultaria em um aumento da temperatura global média em cerca de 3 graus celsius”.

No Twitter:

InsideClimate News (@insideclimate)

Em 1982, Roger Cohen disse ao executivo da Exxon: “Há um acordo unânime na comunidade científica de que um aumento dessa magnitude na temperatura causaria mudanças significativas no clima da Terra”.

InsideClimate News (@insideclimate)

Chamamos nossa série de Exxon: A Estrada Não Tomada porque nos anos 80, a Exxon e suas aliadas escolheram ser pioneiras à usar a incerteza científica como escudo contra ação forçada contra o aquecimento global.

A procuradora-geral de Massachusetts, Maura Healey, também está investigando o reconhecimento da Exxon sobre a crise climática. Em março, um juíz federal rejeitou a mais recente tentativa da Exxon de arquivar o caso. A companhia processou Healey e Underwood, alegando que seu direito de liberdade de expressão estava sendo violado pelos documentos mostrando que os representantes da empresa sabiam dos riscos de contribuir com a crise climática. 

“Ficamos muito satisfeitos que muitos tribunais estejam agora rejeitando os argumentos da Exxon em relação à nossa investigação – descartando o processo da Exxon contra nossa equipe, e ordenando a Exxon e sua empresa de contabilidade a produzirem documentos utilizados na intimação, disse Spitalnick à Bloomberg.

No Twitter:

Bruce Bartlett (@BruceBartlett)

As altas contribuições da Exxon ao Partido Republicano e aos think tanks de direita estão dando frutos..https://www.wsj.com/articles/sec-drops-probe-of-exxons-climate-change-disclosures-1533317730 …

Spitalnick e o co-fundador da 350.org, Bill McKibben, notaram que a decisão da SEC veio um dia depois de o presidente Donald Trump anunciar que reverteria os padrões de eficiência de combustíveis para automóveis e que tentaria fazer com que estados como a Califórnia não adotem suas próprias regras anti-poluição.

No Twitter:

Amy Spitalnick (@amyspitalnick)

Como @business notou, no mesmo dia que Trump reverteu os padrões de eficiência de combustíveis para os automóveis (#CleanCarStandards), a SEC encerrou sua investigação contra a #Exxon. A investigação da @NewYorkStateAG continua – e tribunais federais e estaduais rejeitaram os esforços da Exxon em bloqueá-la. https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-08-03/exxon-mobil-accounting-probe-by-sec-said-to-end-with-no-action …

“A administração Trump está cheia de presentes para a indústria de combustíveis fósseis – primeiro um fim aos carros com eficiência de combustíveis e depois um passe livre para seu orçamento climático”, disse McKibben à Bloomberg.

*Publicado originalmente no Common Dreams | Tradução de Isabela Palhares

(fonte: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Mae-Terra/-Presente-para-a-industria-de-combustivel-fossil-Comissao-de-Trump-encerra-inquerito-sobre-influencia-da-Exxon-na-crise-climatica-/3/41404)

Nenhum comentário:

Postar um comentário