quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Uma oportuna reflexão

O amigo Antônio de Paiva Moura me encaminhou esta reflexão, junto com os votos de fim de ano.



Futuro da humanidade
            O jornalista Silvio Caccia Bava, diretor do Le Monde Diplomatique Brasil, na edição n. 65, dezembro de 2012 entrevistou Edgar Morin. Baseado na experiência de vida de Morin, Bava indagou dele se há perspectiva de mudança no mundo em que vivemos. Em sua resposta, Morin diz que se hoje projetamos o futuro, o que vemos? Vemos a proliferação dos artefatos nucleares, a degradação da biosfera, uma economia cada vez mais em crise, o crescimento das desigualdades, toda uma série de desastres. Morin não acredita que se deva pensar em um projeto de sociedade, mas é necessário indicar um caminho. Temos a necessidade de recusar a grande agricultura capitalista e industrializada para defender os pequenos proprietários rurais e agricultura familiar. [...] Prefiro a palavra metamorfose à palavra revolução.
Para Morin, a grande dificuldade de lutar contra a dominação do capitalismo financeiro e contra a especulação financeira é que isso só pode ser feito em nível internacional. Para suprimir o paraíso fiscal, por exemplo, é necessário que todos os países se ponham de acordo, assim como para taxar a especulação financeira. O capitalismo financeiro e o fanatismo étnico-religioso são problemas que assombram o mundo. O pior é que não há no mundo instituições planetárias dotadas de poder de decisão. Foi essa a razão do fracasso da Rio+20 que causou uma enorme desilusão. Isso leva grande parte da humanidade a pensar que não há no momento, nenhuma perspectiva de destino para a comunidade terrestre.
Mas, quais as forças sociais que podem agir? Não podemos mais pensar que seja a classe operária industrial, mas toda a sociedade, como mulheres, jovens, velhos, trabalhadores e todos os oprimidos da terra que querem conquistar sua emancipação. A humanidade está ameaçada pela busca do lucro e pelas insanidades fanáticas.
Belo Horizonte, dezembro de 2012.

Antônio de Paiva Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário