quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Visita virtual aos campos da morte

Em 2006 e 2008, respectivamente, duas amigas estiveram visitando o campo de concentração de Auschwitz, um dos lamentáveis símbolos do Nazismo, onde morreram milhares de pessoas. Enviaram fotos para mim, e depoimentos memoráveis. Reproduzo hoje algumas das fotos. E um pequeno trecho que me foi enviado pela Luciana na ocasião.

Gostaria de compartilhar uma das minhas experiências mais importantes na Europa. Na oportunidade de visitar a Polônia não deixei escapar a chance de conhecer Auschwitz. Mesmo aqueles que não fizeram um curso de graduação em História (como é o meu caso) já devem ter ouvido o nome desse lugar seja nas aulas de história no Colégio ou em filmes sobre a segunda Guerra Mundial, Nazismo ou Holocausto. É o nome de um grupo de campos de concentração localizados no sul da Polônia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo Nazismo. 
Confesso que foi o lugar mais terrível que já estive em toda minha vida e acredito da “História” devido a seu lado obscuro, atroz, desumano e vergonhoso. Desde o momento em que iniciei a viagem para lá a partir de Cracóvia não deixei de pensar e imaginar minimamente o que aqueles que percorreram aquela estrada, pela última vez de suas vidas, sentiam ou tinham em mente.






A suprema ironia: Arbeit macht Frei - O trabalho liberta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário