quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

As marchinhas politizadas do Carnaval de Beagá

No blog da minha amiga Kika Castro, uma matéria sensacional!
Não deixem de ler e ouvir, o link para o blog dela está no final.


Beagá nunca teve movimento no Carnaval, era a época do ano de cidade-fantasma. Mas, de uns três anos pra cá, a festa está se firmando na cidade, com direito a multidões fantasiadas andando pelas ruas em pleno feriado.

E uma das marcas da cidade, desde 2012, é o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas. Apesar de ter o apoio da Rádio Inconfidência, que é do governo do Estado, e ter um projeto de R$ 300 mil aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o concurso não é nada chapa-branca — pelo contrário, tem selecionado, entre finalistas e premiados, marchinhas com alto grau de crítica política.
Tanto que, em 2012, a vencedora foi a marchinha “Na Coxinha da Madrasta”, de Flávio Henrique, sobre irregularidades envolvendo o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês:

Em 2013, o vencedor foi “Imagina na Copa”, de Daniel Iglesias, Matheus Rocha e Guto Borges, com críticas pra todos os lados, incluindo o próprio Léo Burguês e o senador Aécio Neves:
No mesmo ano, o Flávio Henrique fez outra marchinha de grande repercussão, criticando o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, que tinha declarado que a prefeitura deveria ter sido “mais babá dos cidadãos“, para evitar tragédias causadas pela chuva, que tinham acabado de acontecer naquele janeiro de 2013:

Neste ano, as inscrições para o concurso se encerram hoje [ATUALIZAÇÃO: foram prorrogadas até 27 de janeiro!], mas já foi divulgada uma marchinha irreverente, que faz críticas ao episódio envolvendo um helicóptero de Zezé Perrela encontrado cheio de cocaína, e ao senador Aécio Neves, pré-candidato à presidência da República. Já está bombando nas redes sociais.
Não descobri quem é o autor ou autores, mas foi divulgada no Youtube no perfil de uma pessoa identificada como Zé Mayer. Vamos aguardar para ver se o pai do santo aparece. Enquanto isso, bora escutar:


Como não consegui linkar os vídeos para cá, assistam aqui:

http://kikacastro.com.br/2014/01/15/as-marchinhas-politizadas-do-carnaval-de-beaga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário