quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Dois livros que me parecem bem interessantes!

A Editora Contexto apresenta dois importantes lançamentos.
Goodbye, Brazil, da premiada antropóloga Maxine L. Margolis, mostra como é ser brasileiro no exterior. Conquistas e fracassos, perda e reforço de identidade aparecem nesse livro delicioso, por vezes divertido, por vezes pungente.
A Sociologia como Aventura é o aguardado livro de memórias de um dos mais importantes cientistas sociais do Brasil, José de Souza Martins. A USP, os intelectuais, os amigos, os governos militares, a repressão, as certezas e as dúvidas, tudo está neste livro fascinante e esclarecedor.
Duas obras necessárias em sua biblioteca pessoal.

   
Há brasileiros vivendo em mais de cem países. O país de imigrantes passou, nas últimas décadas, a ser também o país de emigrantes. Os brasileiros no exterior, que remetem bilhões de dólares para a terra natal, são invisíveis e desconhecidos para muitos dos próprios compatriotas.
Quem são esses expatriados? Por que partem? Por que escolhem determinados destinos? Como chegam, o que encontram e como se viram por lá? É isso que responde a antropóloga Maxine L. Margolis com base em ampla pesquisa e levantamento de diversas fontes, além de relatos de imigrantes brasileiros. Ela também retrata aqueles que voltam – identificando como ocorre a sua readaptação em um universo que já não lhes é tão familiar.
Da Europa ao Pacífico, da América do Norte aos vizinhos sul-americanos, a autora recobre os principais destinos dos diferentes brasileiros que saíram de situações e lugares diversos em busca da terra prometida (mas que nem sempre encontraram) – e muitos dos que partiram acabam percebendo que são mais brasileiros do que pensavam.
 
 
   
   
Nº de Páginas: 304
Formato: 16 x 23
ISBN:
978-85-7244-813-0
   

 




 
A Sociologia é uma modalidade peculiar de aventura, sobretudo porque interroga realidades que as pessoas supõem conhecer, mas de fato não conhecem e até temem conhecer. Neste livro, o sociólogo José de Souza Martins expõe as décadas de sua própria aventura numa travessia de indagações sobre o Brasil que mudava e construía sua modernidade.
O leitor encontra nesta obra um testemunho de quem viu e viveu os tempos adversos da ditadura militar, atuando na pesquisa científica, no ensino universitário e nos movimentos sociais, através da educação popular.
 

 


 
Nº de Páginas: 352
Formato: 16 x 23
ISBN:
978-85-7244-810-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário