quinta-feira, 20 de abril de 2017

A escola contra o corpo

Tentativa de censura a um livro didático, no norte do país, mostra que a ignorância não é apenas uma tragédia nacional, mas um instrumento político usado por milícias de ódio
Por Eliane Brum, no El País

No final de março, um grupo de pais de uma escola pública estadual da cidade de Ji-Paraná, no norte do Brasil, entregou um abaixo-assinado ao Ministério Público de Rondônia. Eles exigiam a retirada da sala de aula de um livro de ciências cujo conteúdo de educação sexual seria “impróprio” para alunos da oitava série do ensino fundamental. O desenho de um pênis ereto, usada pelas autoras da obra didática para explicar o funcionamento do órgão, é um dos principais motivos da tentativa de censura. O pinto duro não deveria estar lá.
Neste pequeno grande acontecimento há muitas tragédias. E todas elas contam de nós. Há quem ache bizarro. Eu só consigo achar triste. Seria mais fácil se este fosse um caso isolado, numa escola pública do interior de Rondônia, no norte do Brasil, lugar distante para a maioria. Seria mais fácil, mas falso. É preciso prestar muita atenção ao que está acontecendo no Brasil: incitados pelos novos inquisidores, cada vez é maior o número de fogueiras onde queimam livros, reputações e, principalmente, direitos.
É na Escola onde tudo se articula.

Esta é a introdução de um portentoso artigo escrito pela Eliane Brum, com ilustrações. Recomendo sua leitura a todos, principalmente aos professores de ensino Fundamental e Médio. Não deixem de ler!

http://outras-palavras.net/outrasmidias/?p=452854

Nenhum comentário:

Postar um comentário