domingo, 24 de junho de 2018

‘O único preso político pós-redemocratização do Brasil’

No dia 24 de janeiro de 2014, divulgamos aqui no blog a prisão do jornalista Marco Aurélio Flores Carone, criador do "Novo Jornal", um dos poucos sites a denunciar absurdos no governo Aécio.
Naquele ano, Aécio concorria à presidência da República pelo PSDB e ainda não tinha vazado áudio dele pedindo R$ 2 milhões a empresário investigado pela Lava Jato e dizendo sua famosíssima frase: "Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação". Era um favorito, e vários circulavam pelas ruas de Beagá com adesivo prestando homenagens ao tucano nos carrões.
No dia 7 de novembro daquele mesmo ano noticiamos que Carone fora solto no dia 4, apenas poucos dias após o segundo turno das eleições presidenciais que deram vitória a Dilma e que ocorreu no dia 26 de outubro.
Nem disfarçaram.
Agora, tantos anos depois, o site Viomundo traz duas informações importantes sobre o desenrolar dos inquéritos que levaram à prisão preventiva do jornalista em 2014:
1- O primeiro foi arquivado por falta de provas.
2- O segundo foi concluído, sem indiciamento de Carone, e o delegado Rodrigo Bossi de Pinho, chefe do Departamento Estadual de Fraudes da Polícia Civil de Minas Gerais, ainda pede investigações contra o promotor do caso.
Segundo o delegado, Carone "sofreu todo tipo de perseguição por denunciar os esquemas de corrupção nos governos de Minas" e "foi uma das vítimas de uma organização criminosa que operou em Minas Gerais para perseguição política", nas palavras do site Viomundo. E mais:
"O chefe do Departamento de Fraudes da Polícia Civil de Minas ainda salienta: Carone é “único, autêntico, preso político pós-redemocratização” e que seu caso deveria ser apreciado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA)."
CLIQUE AQUI para ler a reportagem na íntegra, com as fotos dos documentos citados.
Aécio segue forte nos bastidores, mas foi desmoralizado para o público eleitor: foi "o primeiro a ser comido", nas palavras de Romero Jucá.
(Pra quem já esqueceu, aí vai a ilustre fala de Jucá de novo: "O primeiro a ser comido vai ser o Aécio [Neves (PSDB-MG)]. O Aécio não tem condição, a gente sabe disso, porra. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB…".)
Mas o estrago já estava feito. A censura implementada nos anos do governo de Aécio tem efeitos até hoje. Assim como a censura da época da ditadura militar faz estrago até hoje, com tantos incautos pedindo a volta dos milicos porque naquela época "não havia corrupção, o Brasil cresceu pra caramba" etc etc. O estrago de calar jornalistas é grande. Quase tanto quanto o de fortalecer boatos, que hoje são mais conhecidos como fake news.
Nossa democracia apodrece a passos largos.
(fonte: blog da Kika Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário