domingo, 18 de outubro de 2015

Rodando pela Itália – parte 7




Dia 24 – Perugia e Assis, voltando para Roma

Perúgia é a capital da região da Umbria e tem pouco mais de 150.000 habitantes. Outra cidade muito agradável, com espaço livre para as pessoas andarem sem medo de ser atropeladas. Sua origem remonta à Etrúria e hoje tem aquela que é considerada a maior fábrica de chocolates do mundo, a Perugina.

Muito legal foi a solução encontrada para facilitar o tráfego, já que no centro histórico automóveis não são permitidos: é o Minimetro. Não é um metrô na acepção da palavra, mas os vagões, sem condutores, todos controlados por computadores, param de 2 em 2 minutos em cada estação, ao longo de 3 quilômetros. Muito eficiente.

Numa das praças está a Fontana Maggiore, de visitação obrigatória.















Não podia faltar uma estátua do rei Vitor Manuel II, que esteve à frente do processo de unificação italiana no século XIX. Nem tampouco um músico apresentando sua arte nas ruas.






De Perúgia fomos a Assis, a pequena cidade de São Francisco, que hoje tem menos de 30.000 habitantes. Do alto, da porta da Igreja dedicada a ele, tem-se uma visão panorâmica da região. Dentro da Igreja, pinturas de Cimabue e Giotto, aqueles pintores que anunciavam o Renascimento italiano.

A cidade foi o berço de São Francisco e de Santa Clara.

 



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário