quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Linchamentos - a justiça popular no Brasil

O Brasil está entre os países que mais lincham no mundo. Nada menos que quatro linchamentos e tentativas de linchamento por dia. Nos últimos 60 anos, mais de um milhão de brasileiros participou de ações de justiçamento de rua.
Neste livro oportuno e inquietante, o sociólogo José de Souza Martins busca, além dos motivos próximos, as raízes profundas dessa antiga prática, verdadeiro ritual de loucura coletiva.
A obra já está em pré-venda, aproveite!



     



O Brasil está entre os países que mais lincham no mundo. Essas ações, motivadas por atos gravíssimos de estupro de crianças, por casos de incesto, por roubos que vitimam pessoas pobres e desvalidas, culminam no trucidamento violento dos acusados.
Embora no geral seja curta a duração do ódio que move essas ações, não é pequeno o elenco dos momentos do ato de linchar. Eles vão da perseguição ao apedrejamento, ao espancamento, à mutilação do linchado e, não raro, ao seu extermínio pelo fogo, estando ainda vivo. A crueldade da multidão é demarcada e regulada por valores e procedimentos do justiçamento arcaico, que nos remetem a normas e critérios da Inquisição e das Ordenações Filipinas. Pouco diferem os nossos linchamentos de hoje dos que entre nós já eram praticados desde o primeiro de que se tem notícia, na Bahia, em 1585.

Nº de Páginas: 208
Formato: 16 x 23

ISBN:
978-85-7244-891-8



Nenhum comentário:

Postar um comentário