terça-feira, 5 de agosto de 2014

“Aecioporto” virou pó na revista Veja

Só a "Óia" não sabia que todas as perguntas feitas por deputados em sessões de interrogatório, de CPI, de investigação, de sabatinas e etc que acontecem nas casas legislativas brasileiras (não só no Congresso) são elaboradas por assessores e consultores... eu mesmo já fiz um porrilhão de questões quando era consultor da Assembleia aqui de Minas. E olha que alguns deputados nem conseguiam ler direito as questões...

Por Altamiro Borges

Até os leitores mais tacanhos da Veja devem ter estranhado a capa da sua última edição. A revista da famiglia Civita, que já havia escondido o helicóptero de um velho aliado de Aécio Neves apreendido com 450 quilos de cocaína, simplesmente transformou em pó o “aecioporto” – o famoso aeroporto na fazenda do titio do presidenciável tucano construído com R$ 14 milhões dos cofres públicos de Minas Gerais. Para omitir o escândalo e ajudar seu candidato, a revista inventou uma denúncia sem pé nem cabeça sobre “A fraude na CPI da Petrobras”, revelando que os depoentes se preparam previamente para os depoimentos. Baita denúncia! Um furo de reportagem que entrará para os “anais” do jornalismo.

Além de esconder o “aecioporto”, numa técnica diversionista bem chinfrim, a Veja ainda deu munição para o seu dispositivo partidário no Congresso Nacional – formado pelo PSDB, DEM, PPS e outros capachos. Pautada pela revista – na verdade, socorrida por ela –, a oposição agora tenta sair da defensiva. Os tucanos criticam a “fraude na CPI” e exigem “apuração rigorosa”. “Vamos apurar a responsabilidade moral de Dilma neste episódio”, bravateia o senador Aloysio Nunes Ferreira, o estridente vice da chapa de Aécio Neves. Já o “ético” Agripino Maia, presidente do DEM, informa que os demos entrarão com “várias representações” contra o governo federal para investigar a sua ingerência “indevida” na CPI.

O restante da mídia, como uma sucursal da Veja, dá ampla repercussão ao novo factoide da revista e abafa de vez o escândalo do “aecioporto” – que não mereceu capas na maioria dos jornalões nem comentários hidrófobos nos telejornais. O Jornal Nacional da TV Globo, que se apressou em garantir amplo direito de defesa ao senador mineiro, agora faz escarcéu com a “fraude da CPI”. O jogo é combinado, numa ação orquestrada para salvar Aécio Neves e incriminar Dilma Rousseff.

A manobra midiática, porém, é tão canhestra que levanta suspeita até nos assíduos frequentadores da velha mídia. No Painel do Leitor da Folha, Fabiana Tambellini questiona: “Por que, por um lado, o deputado federal André Vargas está sendo investigado pelo Conselho de Ética da Câmara pelo empréstimo do jatinho de um doleiro suspeito e, por outro, Aécio Neves, que financiou com dinheiro público um aeroporto em terras de parentes e usou a pista sem autorização, nem sequer é investigado?”. Pena que muitos leitores da Veja não possuam este senso crítico!
(fonte: http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/08/aecioporto-virou-po-na-revista-veja.html#more)

Nenhum comentário:

Postar um comentário