terça-feira, 26 de agosto de 2014

As maiores camadas de gelo do mundo estão derretendo em tempo recorde


Imagens de satélite fornecem visão detalhada da escala de devastação causada pelo aquecimento global.


Jon Queally, 
 
As duas maiores camadas de gelo do mundo, na Groenlândia e na Antártica, estão derretendo no período de tempo mais rápido já registrado, de acordo com um novo estudo baseado nas imagens de satélite detalhadas.

Apresentada por cientistas no instituto alemão Alfred Wegener, a nova pesquisa foi conduzida com o auxilio da mais sofisticada tecnologia de mapeamento e com o uso de um satélite ESA (chamado CryoSat-2) o qual utilizou tecnologia de radar para gerar medidas exatas das camadas de gelo.

A visão detalhada das camadas é devastadora.

"O volume perdido na Groenlandia dobrou desde o ano 2000," explicou o glaciologista da AWI e co-autor do relatório Prof. Dr. Angelika Humbert. "A perda da camada de gelo da Antártica ocidental ao mesmo tempo multiplicou a perda em 3 vezes. As duas camadas de gelo combinadas estão diminuindo em um nível de 500 quilômetros cúbicos por ano. É a velocidade mais rápida já observada desde o inicio das gravações das imagens em satélites 20 anos atrás."

Falando com a BBC, Humbert foi além, declarando: "A contribuição das duas camadas de gelo juntas para o aumento do nível do mar dobrou desde 2009. Para nós, esse número é incrível."

O Huffington Post reporta:

"O derretimento glacial mais rápido entre os medidos foram os da geleira Jakobshavn na Groenlândia e da geleira Pine Island na Antártica Ocidental. A Geleira Jakobshavn está sendo engolida pelo oceano em um ritmo de 46 metros - ou metade de um campo de futebol - por dia. Ano passado, um pedaço de gelo do dobro do tamanho de Detroit se rompeu do topo da geleira Pine Island".

Robert Bindschadler, do Centro Espacial da NASA, recentemente contribuiu para um estudo similar para o Instituto de Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático. "O aumento do nível do mar é mundialmente considerado como o resultado da mudança climática que afeta diretamente milhões de moradores costeiros ao redor do mundo; indiretamente, afeta bilhões que compartilham seus custos financeiros," disse numa coletiva de imprensa. Até 2100, somente os derretimentos na Antártica poderão somar até 37 centímetros, ou mais de 14 polegadas, aos níveis marítimos globais.
_______

Tradução de Isabela Palhares.

(fonte: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Meio-Ambiente/As-maiores-camadas-de-gelo-do-mundo-estao-derretendo-em-tempo-recorde/3/31676)

Nenhum comentário:

Postar um comentário